sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O poder de um vermelho nada básico.



Ou eu enlouqueci ou no livro Cinquenta vestidos que mudaram o mundo não há um vestido vermelho ? Chequei duas vezes, página por página e nada. Ué? O vermelho tão chocante e polêmico ficou de fora da edição do Design Museum. Temos o preto básico, mas não o vermelho da luxúria.






“You could say quite literally that red is the first color most languages recognize,” says author and color expert Jude Stewart.


Vermelho signfica : sangue, amor, emoções fortes, perigo , paixão, agressão. Vermelho é também a cor do sol. Simboliza energia e vitalidade. 

Durante séculos determinou o limite entre santas e putas. 



Carregar um vestido vermelho requer atitude até hoje. Não é para qualquer mulher.


Audrey Hupbern - Funny Face


                                        Vivian Leig - Gone with the wind

(Scarlett pode ser famosa por declarar "nunca mais sentirei fome novamente". E poderia emendar "sempre vestirei vermelho". Nenhuma cor combina melhor com essa personagem tão voluntariosa e forte.)

Algumas mulheres não aguentam o peso de vestir vermelho. Desistem e voltam pra casa mais cedo, né Julie?


O filme é Jezebel, com Betty Davis e Henry Fonda. O ano, 1850. Julie, personagem de Betty, é cheia de vontades e quer testar os limites do noivo todo o tempo. Uma mulher que, parecia, ter uma personalidade forte. Mas ... 
Depois de muitas discussões, Preston Dillar (Henry) aceita levá-la a um baile . Ela de vestido vermelho. Chegam, e os olhares de reprovação se multiplicam pelo salão. Julie não suporta, o vermelho queima e ela bate em retirada depois da primeira música. 



Imagine então quem ousa, por exemplo, se casar de vermelho?
Se você nem pensa nisso, saiba que está um pouco atrasado. Vestir vermelho no dia do casamento, no século XVIII , nos Estados Unidos, era a forma das noivas apoiarem a Revolução Americana.

Vou pensar em outros vestidos vermelhos e rever os cinquenta vestidos que mudaram o mundo. É tarde, vai que pulei uma página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário