terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mac também é casaco


O dia amanheceu chuvoso em São Paulo. Qual o companheiro ideal pra quem precisa trabalhar, como eu? Um casaco de chuva. Mas como surgiram os rain coats?


Nas pesquisas pela internet descubro Charles Macintosh. Este químico escocês , de longas e gordas costeletas. O que ele fez? Desenvolveu um tecido à prova d'água, desejo de muitos homens desde muitos séculos.

Uma das possibilidades é que os europeus ficaram encantados com o uso do látex pelos índios. Uma forma de impermeabilizar a pele. Desde então, tentaram reproduzir o mesmo efeito esfregando a substância em sapatos e capas. 

Somente no século dezenove, Macintosh inventa um tecido que realmente funciona. Mas não é aceito de início pelos alfaiates da época. Muitas faziam suas próprias versões de casaco e, de tanto costurar, abriam buracos no tecido e a chuva entrava. Outras vezes agulhas ficavam espetadas na roupa. Houve também quem ficasse com medo da novidade. Será que o tecido impermeável faria algum mal à saúde? Quem teria certeza em 1823? 

Aos poucos, os casacos ganharam confiança. Tanto que exército britânico adota os  Mackintosh como parte do uniforme. (Note que os casacos são Mackintosh com k e o criador é Macintosh sem k). Os Mac protegeram soldados nas duas guerras mundiais.


Um pouco dessa história você encontra no site Look and Learn.

Quer um Mackintosh original? É possível, viu. Até hoje esses rain coats são feitos a mão, seguindo as mesmas técnicas de 1823. Peças atemporais à venda em Londres.



E para entrar no clima desse dia chuvoso, quando um rain coat é indispensável, a dica é famous blue raincoat, de Leonard Cohen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário