terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mackintosh ou gabardine?

A chuva não para e não paro também de pensar em casacos à prova d'água. Que tal gabardine? Infelizmente, não tenho nenhuma peça desse ícone de luxo britânico. Um trench coat Burberry. Estou fora de moda desde 1901. 

Vamos ao Era uma Vez ...
... em 1856, Thomas Burberry um jovem visionário se preocupava tanto com o tempo quanto eu. Mas era por demais inteligente. E queria que os agricultores - o cuidado dele principal era com quem trabalhava no campo - bem, queria que os agricultores e fazendeiros tivessem roupas adequadas para trabalhar em dias de chuva. Mal sabia ele quão fashion estariam ao plantar e colher. 




Burberry fez experimentos com algodão, algodão egípcio, e, não sei explicar ao certo como, desenvolveu uma trama de tecidos capaz de impedir a chuva de penetrar na roupa. Eram costuras na diagonal, tão bem trançadas que tornam o tecido impermeável. Surge o gabardine em 1879.








A tradicional loja Burberry, em Londres, é de 1891. 


Mas não foi bem no campo que o gabardine ficou famoso. O tecido protegeu os primeiros exploradores. Usado também nas tendas das expedições no gelo. 



1910


1909 

Ernest Shackleton e três companheiros se embrenharam rumo ao Pólo Sul. Uma jornada heróica, de muitos imprevistos. Pelo menos Shackleton estava protegido com seu Burberry Gabardine


Mas e aí? Quando surgiram de fato os famosos trench coats? Eles surgiram como alternativa aos casacos pesados usados pelos soldados franceses e ingleses na primeira guerra mundial. E a invenção é compartilhada entre Burberry e Aquascutum (outro designer sobre quem falarei outro dia). A data exata da criação? Entre 1850 e 1901, depende de quem se diz o pai da ideia.


E a história é longa. Porque do primeiro trench coat até os que conhecemos hoje houve modificações. Rende mais um texto. O certo é que Burberry veste príncipes ...




Testemunhou o drama de Meryl Streep, em Kramer vs Kramer - 1979.




Um clássico, pra quem quer estar na moda mesmo quando o clima não está lá essas coisas. 


(ufa, mais um post. No próximo dia de chuva vou pesquisar sobre galochas e , claro, guarda-chuva ehehhehehe)




Nenhum comentário:

Postar um comentário