segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Claire McCardell's

Eu poderia começar com Chanel, Dior, Paul Poiret. Mas não. Quero apresentar Claire McCardell`s. Já ouviu falar? Não? Mas com certeza alguma vez você usou as ballets flats, nossas sapatilhas, baixinhas, com vestido ou saia. Graças a Claire elas estão na moda desde os anos 40 e nunca mais saíram de nossos pés. 

Em 1942, com o racionamento imposto na segunda guerra mundial não só de comida mas de roupa e acessórios também, Claire encontrou nas ballets flats uma alternativa para os sapatos de salto, em falta na época. Ao organizar um desfile, as modelos calçaram sapatilha.


É dela o desenho do fundo da tela. Uma jaqueta para o outono de 1957.



A americana revolucionou a moda feminina entre as décadas de 1930 e 1950, ao desenhar roupas simples, funcionais e com estilo. Ela popularizou o nylon , o denim e mostrou como é possível fazer peças sofisticadas com esses tecidos. Claire é a autora do popover dress, 1942. O que seria isso? Também aprendi hoje. Popover dress é um wrap dress, um vestido envelope. Li num artigo que é um modelo perfeito para qualquer tipo de corpo, porque alonga, ajusta e molda. Essa eu vou checar. Tenho um wrap dress.


E qual o tecido desse popover? Denim, claro.


In 1956, Claire was the third fashion designer ever to be featured on the cover of TIME Magazine and in 1990 they named her one of the 100 most important Americans of the 20th century.


Claire McCardell`s é o princípio do DNA da moda americana, da produção em massa.


Há tanto o que escrever sobre Claire McCardell. Mas é o suficiente para o meu começo. Ela morreu em 1958, jovem, aos 53 anos de câncer. 

Para inspiração, ficam suas criações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário