domingo, 18 de março de 2012

Loafer. Você vai querer um.

Como é delicioso acordar em clima de outono. O sol ameno, um ar fresco invadindo o quarto (pelo menos em SP). Dá até para puxar a coberta. O que isso tem a ver com moda? Muda a estação e queremos novidades. Na verdade, ela nem precisa mudar, certo? O que usar de quentinho nos próximos meses? Nos pés, uma aposta. Você vai querer um loafer (atenção também às botas de salto anabela, estão em todo canto)

Um o quê? Loafer é aquele sapato unissex, usado à exaustão no Brasil nos anos 90. Você se lembra da última vez que usou mocassins? Que tal agora? Desde as últimas estações,  ele tenta a volta aos pés das brasileiras. E o outono é mais uma oportunidade.


 


No Brasil , como no site da Arezzo, você encontra loafer com outro nome slippers ou mocassins mesmo. Se você optar por um loafer com glitter - super tendência - que tal complementar o look com aquelas meias brancas, estilo Michael Jackson. (Tô brincando!)



Ele adorava um loafer com meia branca. (Entende por que eu não vou comprar um?) . Tenho trauma.




Na verdade, há uma diferença entre o loafer do Michael e o que está super em alta agora. Ele adorava os penny loafers. Qual a diferença?


Este é um penny loafer do Michael leiloado por 66 mil dólares

Primeiro vou falar de como surgiu o loafer . Ele era o sapato usado por fazendeiros noruegueses. E foi a Noruega, nos 30, que primeiro produziu loafers e exportou pela Europa. Americanos adoraram o conforto e começaram a produção local. Depois de décadas, o sapato virou um dos símbolos de moda USA. 



E os penny loafers? Em 1934, um fabricante de botas, John Bass, fez o primeiro, chamado de Weejuns (Norwegian é norueguês em inglês e weejun é uma abreviação). Ele tem uma tira na parte de cima onde, nos anos 40 e 50, colocava-se uma moeda, a penny . Era como um bolso do sapato. A modeinha ficava ali para emergências. Faltava penny para uma ligação? Não mais. A moedinha estava no sapato. Daí o nome penny loafer.

Para este outono, há loafers variados . E quem disse que náo há espaço para o penny? Este é do americano Esquivel. Tudo fieto a mão.

Escolha o seu loafer e bom outono.





Nenhum comentário:

Postar um comentário