![]() |
Louis XIV |
Quando foi isso?
Voltemos ao século XVII, ao reinado iluminado e esbanjador de Louis XIV, o rei Sol - um dos primeiros metrossexuais da história.
O caso envolve pernas e sapatos. Enquanto as mulheres mantinham canelas, joelhos escondidos sob pesadas saias, os homens, seguindo seu rei, desfilavam as pernocas pela França. Louis XIV - o Loulou - achava suas pernas encantadoras demais para deixá-las escondidas.
![]() |
gibão |
Loulou reinou durante 72 anos na França (1643 - 1715). E , confesso, virou meu ídolo. Graças às extravagâncias de Loulou, descobrimos os prazeres à mesa; a arte de receber bem os convidados; adotamos o champanhe como bebida sofisticada - até 1669 ele nem existia; passamos a ter sala de jantar - até então as refeições eram feitas nos quartos; e descobrimos o sabor de beber uma boa xícara de café (caríssimo na época).
A lista do viver bem de Louis XIV atravessou os séculos e é infinita. Loulou é o rei dos diamantes. Antes dele, as pérolas eram únicas nos colares e enfeites. É também o rei dos espelhos. O primeiro a usar um truque de designers até hoje. Coloque um espelho na sala e veja como o espaço se amplia. Sem falar nos investimentos em iluminação pública, que fizeram de Paris a cidade luz. Loulou é um ícone de estilo.
Bom, falei de tudo, mas não falei da Imelda Marcos. Sim. Loulou foi a primeira Imelda.
Um enlouquecido por botas e saltos. Em sua homenagem temos o salto Louis XIV, graciosamente curvo.
Historiadores dizem que a fixação de Loulou pelos saltos se explica por ser um rei baixinho - 1,65 metro. Sendo essa também a altura média dos franceses no século XVII. Outros historiadores, ao contrário, afirmam que Loulou tinha 1,80 metro. E se a figura era por si só imponente, destacava-se ainda mais com os saltos altíssimos.
![]() |
Hyacinthe Rigaud, Portrait of Louis XIV, 1701, oil on canvas. Musée du Louvre, Paris |
![]() |
Hyacinthe Rigaud, Portrait of Louis XIV, 1701, oil on canvas. Musée du Louvre, Paris |
O mais impressionante disso tudo é que, com o aumento da procura pelos sapatos de salto, os sapateiros enlouqueceram. Fazer vários moldes para cada sapato ficava caro demais. E eles tomaram uma decisão drástica. Privilegiaram os saltos e adotaram um molde único para os dois pés. Não importava se direito ou esquerdo, o sapato era o mesmo no século XVII. Dá pra acreditar? E você reclama do desconforto do seu sapato? Bem, os calçados só voltaram a ser produzidos com fôrmas diferentes para cada pé em 1822.
Pra você entender a importância dos sapatos para Louis XIV vale ressaltar que Cinderela também foi uma criação de seu reinado.
Há história de maior adoração a um calçado? No caso, uma mule. Objeto de fetiche surgido também no século XVII.
A era Versalhes marca o início da obsessão por sapatos. E ninguém pode dizer que nós mulheres somos as primeiras grandes consumistas. Louis XIV batia qualquer uma.
No livro A essência do estilo a historiadora Joan Dejean escreve " O Rei Sol tornou-se um modelo tanto para fashionistas quanto para os fetichistas. Por um lado, ele foi e ainda é considerado o monarca que usou os melhores saltos". Obrigada, Louis XIV.
Anos depois, veio a Revolução Francesa. Ela cortou cabeças e também os saltos - caíram junto com a monarquia. Exatamente por ser símbolo de diferenção social, o salto alto perdeu a vez nas ruas de Paris. O homem moderno caminhava sem distinção de classe e de pés no chão. Mas essa é uma outra história.
Pra você entrar no clima da época, um passeio por Versailhes, please. A exposição é O Homem e o Rei. Visite a parte portrait of Louis XIV. O rei, já envelhecido - o que deveria ser uma tragédia para o primeiro metrosexual da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário