domingo, 26 de fevereiro de 2012

Louis XIV - a primeira Imelda Marcos

Houve uma época em que os sapatos masculinos eram mais enfeitados do que os femininos.A afirmação é verdadeira ou falsa? Você consegue conceber algum período da história em que os homens se preocupavam mais com sapatos do que nós, mulheres? Difícil de acreditar mas é a mais pura verdade.

Louis XIV

Quando foi isso?
Voltemos ao século XVII, ao reinado iluminado e esbanjador de Louis XIV, o rei Sol - um dos primeiros metrossexuais da história.

O caso envolve pernas e sapatos. Enquanto as mulheres mantinham canelas, joelhos escondidos sob pesadas saias, os homens, seguindo seu rei, desfilavam as pernocas pela França. Louis XIV - o Loulou - achava suas pernas encantadoras demais para deixá-las escondidas.




gibão
Por isso,  a tendência na época eram gibões e coletes curtos o suficiente para exibir as pernas masculinas. (Pra ficar claro. O conceito de moda, de tendência, ainda não existia)

Loulou reinou durante 72 anos na França (1643 - 1715). E , confesso, virou meu ídolo. Graças às extravagâncias de Loulou, descobrimos os prazeres à mesa; a arte de receber bem os convidados; adotamos o champanhe como bebida sofisticada - até 1669 ele nem existia; passamos a ter sala de jantar - até então as refeições eram feitas nos quartos; e descobrimos o sabor de beber uma boa xícara de café (caríssimo na época).


A lista do viver bem de Louis XIV atravessou os séculos e é infinita. Loulou é o rei dos diamantes. Antes dele, as pérolas eram únicas nos colares e enfeites. É também o rei dos espelhos. O primeiro a usar um truque de designers até hoje. Coloque um espelho na sala e veja como o espaço se amplia. Sem falar nos investimentos em iluminação pública, que fizeram de Paris a cidade luz. Loulou é um ícone de estilo.


Bom, falei de tudo, mas não falei da Imelda Marcos. Sim. Loulou foi a primeira Imelda.


Um enlouquecido por botas e saltos. Em sua homenagem temos o salto Louis XIV, graciosamente curvo.


Historiadores dizem que a fixação de Loulou pelos saltos se explica por ser um rei baixinho - 1,65 metro. Sendo essa também a altura média dos franceses no século XVII. Outros historiadores, ao contrário, afirmam que Loulou tinha 1,80 metro. E se a figura era por si só imponente, destacava-se ainda mais com os saltos altíssimos.

Hyacinthe Rigaud, Portrait of Louis XIV, 1701, oil on canvas.  Musée du Louvre, Paris 
Se Louboutin é conhecido em todo o mundo pelo solado vermelho de seus calçados, Louis XIV lançou a moda dos saltos vermelhos para os sapatos masculinos.

Hyacinthe Rigaud, Portrait of Louis XIV, 1701, oil on canvas.  Musée du Louvre, Paris 
Na França esse tipo de salto significava nobreza. Homens de classes mais baixas eram chamados de pied plat, ou pé chato, porque usavam sapatos sem salto.

O mais impressionante disso tudo é que, com o aumento da procura pelos sapatos de salto, os sapateiros enlouqueceram. Fazer vários moldes para cada sapato ficava caro demais. E eles tomaram uma decisão drástica. Privilegiaram os saltos e adotaram um molde único para os dois pés. Não importava se direito ou esquerdo, o sapato era o mesmo no século XVII. Dá pra acreditar? E você reclama do desconforto do seu sapato? Bem, os calçados só voltaram a ser produzidos com fôrmas diferentes para cada pé em 1822.

Pra você entender a importância dos sapatos para Louis XIV vale ressaltar que Cinderela também foi uma criação de seu reinado.



Há história de maior adoração a um calçado? No caso, uma mule. Objeto de fetiche surgido também no século XVII.


A era Versalhes marca o início da obsessão por sapatos. E ninguém pode dizer que nós mulheres somos as primeiras grandes consumistas. Louis XIV batia qualquer uma.

No livro A essência do estilo a historiadora Joan Dejean escreve " O Rei Sol tornou-se um modelo tanto para fashionistas quanto para os fetichistas. Por um lado, ele foi e ainda é considerado o monarca que usou os melhores saltos". Obrigada, Louis XIV.

Anos depois, veio a Revolução Francesa. Ela cortou cabeças e também os saltos - caíram junto com a monarquia. Exatamente por ser símbolo de diferenção social, o salto alto perdeu a vez nas ruas de Paris. O homem moderno caminhava sem distinção de classe e de pés no chão. Mas essa é uma outra história.

Pra você entrar no clima da época, um passeio por Versailhes, please. A exposição é O Homem e o ReiVisite a parte portrait of Louis XIV. O rei, já envelhecido - o que deveria ser uma tragédia para o primeiro metrosexual da história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário