segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Palmas às mulheres de Tuxedo

Se você se acha ousada na hora de se vestir, imagine essas mulheres. Especialmente a que está sentada, fumando, e usando gravata borboleta e um tuxedo (smoking) . Estamos em Paris, 1928. A foto Les Garçonnes (Jacque Lartigue) é parte de uma revolução . Mulheres em busca de liberdade e igualdade de direitos. Adotar elementos do vestuário masculino não é nada de mais hoje em dia , mas vestir um tuxedo nos anos 20 era romper com todas as regras. O fim da mulher boazinha. Que devia ser uma chatice!


Nos anos 20, a moda eram os bob haircut. Cabelos curtinhos, estilizados. Livrar-se das longas madeixas era ser independente. Você nunca se sentiu uma nova mulher, mais poderosa, depois de um corte radical ? Uma das inspirações pode ter sido Joana D'arc, mas quem fez do bob um ícone fashion foi a atriz Louise Brooks.


E o tuxedo? Na moda feminina ele ficou popular mesmo no outono/inverno de 1966 , num desfile de Yves Saint Laurent. Ele criou o Le smoking , o primeiro tuxedo feminino. 
Mas, lembre-se, a ousadia das mulheres em vestir peças masculinas começou nos anos 20. E na década de 50 , a atriz Marlene Dietrich já apostava no visual andrógino. E de cartola. Vestida assim, Dietrich foi a um nighclub em Paris.


Quer um empurrãozinho pra usar um tuxedo? Você, antes de tudo, precisa segurar a roupa, tem que ter atitude. A sugestão é ouvir Tuxed Junction. Uma das gravações mais famosas é de Glenn Miller . Você, com certeza, vai entrar no mood.



Um comentário:

  1. Michele, cheguei ao blog por referência de uma amiga e gostei muito de ler suas descobertas. Parabéns e passarei sempre por aqui!

    Fernanda Junqueira

    ResponderExcluir